ANP confirma primeiro leilão do pré-sal para o dia 21 de outubro

09/09/2013 - 22h33

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Agência Nacional do Petróleo (ANP) confirmou a 1ª Rodada do Pré-sal para o dia 21 de outubro. Em nota a ANP esclareceu que todas as informações sobre o procedimento licitatório podem ser encontradas no endereço eletrônico www.brasil-rounds.gov.br . Hoje (9) também o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o leilão não terá a data alterada, apesar das denúncias de espionagem de dados da Petrobras por parte da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA), divulgadas ontem (8) pelo programa Fantástico, da TV Globo.

Também por meio de nota, a Petrobras informou hoje que dispõe de sistemas altamente qualificados e permanentemente atualizados para a proteção de sua Rede Interna de Computadores (RIC). A companhia acrescentou que ataques, inclusive os concorrenciais, se tornam cada vez mais complexos. Isso, para a empresa, continuará a exigir investimentos permanentes e significativos em tecnologia de proteção a dados e informações.
 
Segundo a ANP, as empresas interessadas em participar do leilão de licitação do Bloco de Libra, na |Bacia de Santos, poderão manifestar interesse e adquirir o pacote de dados até o próximo dia 18 de setembro.

De acordo com a agência, os processos de licitação de áreas, promovidos pelo órgão regulador, são transparentes e apoiados em dados públicos e/ou não exclusivos. “Portanto todos os participantes têm o mesmo acesso às informações existentes”, informa.

A nota da ANP, informou que qualquer pessoa física, residente no Brasil, ou qualquer pessoa jurídica, constituída sob as leis brasileiras, pode adquirir os dados e informações sobre a(s) área(s) no Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP) da agência.

Segundo a ANP, o road show internacional para divulgar a primeira rodada do pré-sal foi concluído nesse fim de semana. A equipe da ANP fez as apresentações das informações sobre o bloco de Libra em Cingapura, Londres, Houston, Tóquio e Pequim.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil