Conselho de Ética adia para próxima quarta-feira julgamento do deputado Leréia

04/09/2013 - 22h35

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara adiou para quarta-feira (11) da próxima semana a apresentação do parecer do relator sobre o processo disciplinar contra o deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO). A transferência da votação ocorreu porque o relator anteriormente indicado para fazer o novo parecer vencedor, deputado Mauro Lopes (PMDB-MG), desistiu da relatoria.

Com a desistência, o presidente do conselho, deputado Ricardo Izar (PSD-SP), indicou para a função o deputado Sérgio Brito (PSD-BA). Segundo Izar, Brito pediu prazo até quarta-feira que vem para elaborar seu parecer para apresentá-lo e votá-lo no mesmo dia. Sérgio Brito não poderá propor a cassação do mandato de Leréia, pois a tese foi rejeitada, mas ele poderá propor penas alternativas a serem aplicadas ao deputado.

No dia 21 de agosto, o Conselho de Ética rejeitou por 12 votos a 3, o parecer do relator, deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC), que propunha a cassação do mandato de Carlos Alberto Leréia.

O deputado Leréia responde a processo por quebra de decoro parlamentar, acusado de receber dinheiro da organização criminosa de Carlos Cachoeira, de usar o cartão de crédito do contraventor e, também, de avisá-lo antecipadamente sobre operação policial contra os jogos ilegais.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil