Presidente da Colômbia diz que negociação com as Farc vive momento de definições

04/09/2013 - 0h54

Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá – O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse hoje (3) que a negociação pelo fim do conflito armado entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) vive um momento de definições e defendeu que o processo de paz não pode “durar muito tempo mais”.

“Estamos em um ponto crucial do processo e isso não pode demorar muito tempo mais. Nós estamos próximos de decisões importantes”, disse em declaração da Casa de Nariño (palácio presidencial em Bogotá). Segundo Santos, há vontade mútua para chegar a acordos. “Claro que vai ser difícil, porque há um abismo entre o que as Farc e o governo pensam. Mesmo assim queremos fazer isso”.

Santos também opinou sobre um eventual cenário de pós-conflito. “Será necessário muita pedagogia, pois a confrontação armada atrasou o desenvolvimento do país”, disse.

O presidente acrescentou que os militares que cometeram erros durante o conflito armado também terão direito a benefícios jurídicos após a conclusão do processo de paz. Segundo ele, as regras estabelecidas pelo Marco Jurídico para a Paz – projeto de reforma constitucional que define ferramentas para futuros acordos de paz entre o governo colombiano e as guerrilhas –, e também as leis que regulamentarão o período de justiça transicional, valerão para os dois lados.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil