Mudança no câmbio faz com que Brasil passe por ajustes, diz Luciano Coutinho

03/09/2013 - 14h37

Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse hoje (3) que as recentes alterações cambiais fazem com que o país passe por um momento de ajustes. “Estamos vivendo um momento de incertezas, de ajustes, de reprecificação de moeda, de papéis, em função da perspectiva da política monetária americana”, declarou.

Ele reconheceu que esse processo afeta a confiança na economia. “Essa turbulência, nos últimos meses, tem afetado o estado de confiança e tem produzido certa ansiedade”, disse. O presidente do BNDES participou, pela manhã, da quinta edição do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), na capital paulista, que conta com a presença de aproximadamente 600 empresários e diretores de empresas.

Coutinho disse também que é preciso aguardar a estabilização das condições internacionais, mas avaliou que o Banco Central "está atuando de maneira muito competente para mitigar o excesso de volatilidade". "O processo de transição da política monetária americana ainda não se completou, enquanto esse processo está em curso, nós vamos ter outras turbulências", disse após participar de mesa de debates. Para ele, o país tem condições de administrar essa transição. "Provavelmente nós sairemos dela com patamar de câmbio mais competitivo", disse, sem apontar uma taxa.

Durante o encontro, Coutinho destacou ainda a mobilização empresarial para o desenvolvimento da inovação industrial. “A demanda por projetos de inovação nos surpreendeu, pela sua escala, pelo número de empresas, demandando e apresentando projetos”, declarou em referência aos números do Plano Inova Empresa.

De acordo com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, 1.904 empresas e 223 instituições de ciência e tecnologia enviaram propostas para os primeiros editais do programa, lançado em março.

Edição: Talita Cavalcante // Matéria alterada às 15h22 para acréscimo do terceiro parágrafo.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil