Brasil e Venezuela adotarão medidas para incentivar indústria

20/08/2013 - 10h43

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil, Fernando Pimentel, e da Venezuela, Ricardo Menéndez, se reuniram ontem (19) em Manaus. Na conversa, os ministros definiram que serão adotadas medidas de estímulo, observando as necessidades do Norte do Brasil e da Venezuela, incentivando as indústrias dos dois países. Também participaram  o governador do Amazonas, Omar Aziz, e representantes da Superintendência da   Zona Franca de Manaus (Suframa).

Menéndez disse que a primeira proposta determina a produção entre Venezuela e Brasil para atender as demandas locais, aproveitando as habilidades das indústrias dos dois países. Também foi analisada a possibilidade de desenvolvimento de parques industriais e áreas econômicas.

Em nota, o Ministério das Indústrias da Venezuela informou que o objetivo da reunião é colocar em prática meta definida pelo presidente Hugo Chávez, que morreu em março, para desenvolver as potencialidades do Mercosul. A ideia é valorizar a área industrial de Manaus e as demandas de consumo do Norte do Brasil usando as habilidades da Venezuela.

“Estamos avaliando várias experiências existentes no mundo para ajustá-las à nossa situação e na construção da democracia econômica com socialismo”, ressaltou Menéndez, que reiterou que o governo do presidente Nicolás Maduro convidou empresários brasileiros para instalarem companhias em território venezuelano.

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN

Edição: Valéria Aguiar // Matéria alterada às 11h20 para corrigir o local do encontro, que ocorreu em Manaus