Desentendimento entre ministros será superado logo, avalia decano do STF

16/08/2013 - 21h45

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, avaliou hoje (16) que o desentendimento entre o presidente da Corte, Joaquim Barbosa, e o vice, Ricardo Lewandowski, será superado logo. Eles dicutiram no final da sessão de ontem (15), que precisou ser encerrada sem a definição do julgamento do recurso do ex-deputado Bispo Rodrigues (PL-RJ), atual PR, condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão.

"Eu tenho impressão de que isso aí vai ficar superado logo", disse Celso de Mello, ao deixar o STF nesta noite. Durante a discussão de ontem, o ministro mais antigo da Corte tentou acalmar os ânimos dos colegas diversas vezes. Ele sugeriu pelo menos duas vezes a suspensão da sessão, o que acabou ocorrendo.

De acordo com o ministro, situações semelhantes têm ocorrido ao longo da história do Tribunal. "Acaba sendo contingência das sessões públicas de julgamento, e acho isso muito importante", disse. Para Celso de Mello, a publicidade deve ser mantida como mais um fator de legitimação das decisões. "Todos veem como é o processo decisório, ao contrário de outros tribunais onde a decisão é tomada intramuros".

O julgamento será retomado na próxima quarta-feira (21) com a definição do recurso de Bispo Rodrigues. Ainda não foi divulgado quais serão os próximos casos analisados. A Corte já rejeitou sete dos 25 recursos apresentados pelos condenados no processo.

 

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil