Mantega reafirma que houve "problema de comunicação" com diretor do FMI

07/08/2013 - 22h58

Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, se reuniu hoje (7) com o diretor executivo brasileiro no Fundo Monetário Internacional (FMI), Paulo Nogueira Batista Júnior, de quem ouviu explicações sobre posicionamento de se abster na votação de liberação de recursos do organismo internacional para a Grécia. A postura desagradou Mantega, pois o Brasil tem posição favorável ao auxílio ao país europeu. Segundo nota do ministério, divulgada após o encontro, Mantega tornou a avaliar que houve “problema de comunicação”. O ministro dera a mesma declaração na última semana.

“Frequentemente, os diretores executivos do FMI têm de tomar diversas decisões por semana e nem sempre é possível a consulta ao governador do FMI, no caso do Brasil, o ministro da Fazenda. O entendimento é que, em questões de maior importância, a consulta é imprescindível”, diz o comunicado. O texto ressalta ainda que a abstenção de Nogueira não teve qualquer efeito prático no desembolso à Grécia, dado que a liberação é aprovada por maioria simples dos votos ponderados.

A nota diz ainda que Mantega e Nogueira avaliaram que os programas de resgate à Grécia e a outros países da periferia da zona do euro “precisam ser revistos e aperfeiçoados de modo a dar melhores condições de recuperação a esses países”. Segundo o Ministério da Fazenda, Paulo Nogueira tem tido uma atuação relevante no FMI desde sua nomeação em 2007. “Ele tem sido diligente e atuado em sintonia com o governo brasileiro”, destaca o comunicado. Na semana passada, Guido Mantega negou a jornalistas a possibilidade de demissão do diretor executivo.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil