Missão interministerial vai a Washington tratar de denúncia de espionagem em até dez dias, diz Itamaraty

31/07/2013 - 18h19

Ana Cristina Campos
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Tovar Nunes, disse hoje (31) que o governo brasileiro deve enviar em até dez dias a Washington a missão interministerial que trata das recentes denúncias de espionagem de informações telefônicas e de internet de cidadãos e instituições brasileiras para pedir esclarecimentos ao governo norte-americano.

“O assunto foi considerado grave, sério. O serviço de inteligência não é ilegal. O que não é legal é a espionagem, quando se faz sem a permissão, invade a soberania, a privacidade, atenta contra o direito dos cidadãos e dos Estados. Isso, sim, é inaceitável”, disse o porta-voz do Itamaraty.

As denúncias de espionagem começaram a ser investigadas depois que uma reportagem publicada pelo jornal O Globo revelou que as comunicações do Brasil estavam entre os focos prioritários de monitoramento pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês). 

Ontem (30), o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, informou que a presidenta Dilma Rousseff pediu a elaboração de um cronograma de ações da missão interministerial, que inclui, ainda, representantes dos ministérios das Relações Exteriores, da Defesa e da Justiça.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil