Médicos fazem nova manifestação no centro do Rio contra o Programa Mais Médicos

31/07/2013 - 21h19

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Médicos e estudantes de medicina se reuniram hoje (31), no centro da capital fluminense, em mais uma manifestação contra o Programa Mias Médicos e os vetos da Presidência da República a artigos do Ato Médico. Os manifestantes saíram em passeata da Cinelândia até o prédio do Ministério da Saúde, no Rio, na esquina Rua México com a Avenida Almirante Barroso. O ato teve o apoio da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj) e Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sinmed-RJ).

A presidenta do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro Cremerj), Márcia Rosa de Araújo, voltou a criticar a não revalidação do diploma para médicos estrangeiros. “Qualquer médico brasileiro que queira exercer a profissão em outro país passa pela revalidação. Nos Estados Unidos, você passa por provas dificílimas para revalidar o diploma. Não tem cabimento essa revalidação não acontecer aqui. Brasileiro não é cobaia”, disse.

Márcia Rosa avaliou como positivo o segundo dia de manifestação nacional dos médicos. Ela informou que o próximo passo do movimento é ir ao Congresso Nacional. “Dia 8 de agosto [quinta-feira da próxima semana], vamos seguir para Brasília, onde ocorrerá uma audiência pública, no Congresso Nacional, contra os vetos da presidenta”, declarou.

Sobre a desistência do governo federal em ampliar por mais dois anos o curso de medicina a partir de 2015, Márcia Rosa se mostrou cautelosa com as condições que serão apresentadas para médicos residentes. “Ainda não tenho os detalhes [da decisão]. Mas quero saber se a questão da bolsa e residência para médicos no interior do país sem professores vai continuar”, ressaltou.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil