Seis brasileiros participarão da Olimpíada Internacional de Matemática

21/07/2013 - 13h48

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Seis estudantes brasileiros viajam neste domingo (21) para Santa Marta, na Colômbia, onde participam da 54ª Olimpíada Internacional de Matemática (OIM). O evento vai até o dia 28 de julho e reúne 531 jovens de 103 países. Os exames serão aplicados na terça-feira (23) e na quarta (24).

Os seis selecionados são do ensino fundamental e médio e têm entre 14 e 19 anos de idade. Eles tiveram um treinamento de um mês, com quatro horas de aula pela manhã e duas pela tarde, além de simulados, em São Paulo e Brasília. Para integrar a equipe, os jovens passaram por um processo de seleção, que considera a colocação na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), além dos resultados obtidos em cinco provas seletivas e de listas de exercícios resolvidos ao longo de seis meses.

A delegação deste ano é formada pelos estudantes Rafael Miyazaki (SP), Alessandro Pacanowski (RJ), Franco Matheus Alencar Severo (RJ), Rodrigo Sanches Ângelo (SP), Victor Bitarães (MG) e Victor Reis (PE).

"A expectativa deste ano é muito boa. Fizemos um treinamento estendido [normalmente são duas ou três semanas], a equipe está há um mês focada nesta prova", diz o professor de Olimpíada e coordenador acadêmico da OBM, Onofre Campos. "Essa competição é como se fosse o campeonato mundial de matemática. Se fosse um esporte, seria a Copa do Mundo. Depois de participar, os estudantes são bem recebidos nas melhores universidades do mundo e contribuem para o engrandecimento científico", completa.

O Brasil participa da OIM desde 1979 e vem avançando no ranking da competição. Em 2010, ficou em 35º lugar; em 2011, em 20º; e no ano passado, em 19º.

O estudante Rodrigo Sanches Ângelo participou pela primeira vez da OIM no ano passado e foi um dos que receberam medalha de ouro. Sobre as expectativas, ele prefere não comentar: “Não gosto de falar muito antes das olimpíadas". Ele participa de competições desde a 8ª série do ensino fundamental. Agora, no 3º ano do ensino médio, ele ainda não sabe para qual curso fará vestibular, mas sabe que será na área de exatas. "Tenho vontade de estudar fora e as olimpíadas são boas para o currículo".

Realizada desde 1959, a Olimpíada Internacional de Matemática é a mais prestigiada e concorrida competição do gênero. Durante a competição, os estudantes fazem provas em dois dias consecutivos. Em cada dia, os concorrentes resolvem provas com três problemas aplicados em quatro horas e meia de prova. O conteúdo abrange álgebra, teoria dos números, combinatória e geometria.

Edição: Juliana Andrade

Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil