Peregrinos visitam Brasília e elogiam recepção do povo

18/07/2013 - 16h10

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Pela primeira vez na capital federal para participar de evento preparatório para a Jornada Mundial da Juventude, a mexicana Leslie Lascari, de 30 anos, ficou encantada com a organização da cidade, que definiu como "motivo de orgulho latino-americano". Para ela, Brasília tem um charme especial por ter sido planejada. A jovem, que desembarcou no Brasil há três dias, elegeu a Catedral Metropolitana como seu ponto turístico preferido.

"É uma construção belíssima e imponente, com lindos vitrais e arquitetura maravilhosa. Dá muito orgulho para nós, latino-americanos, saber que não precisamos viajar para a Europa ou para os Estados Unidos para vermos tanta beleza", disse a mexicana, que faz parte de um grupo de 28 peregrinos latino-americanos, recepcionados por fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, desde o começo da semana. Durante a Semana Missionária em Brasília, considerada uma pré-jornada, o grupo participa de atividades religiosas e sociais, como visita a creches e entrega de cestas básicas em comunidades de baixa renda.

Em relação à jornada, Leslie disse ter "grande expectativa" principalmente para ver de perto o papa Francisco, que, segundo ela, inspira humildade e caridade.

Para a colombiana Daniela Restrepo, 18 anos, a receptividade dos brasilienses tem sido o ponto alto da visita à capital federal.

A australiana Anita Parker, 33 anos, também se disse "admirada" com o carinho demonstrado pela população local desde que chegou ao Brasil, na terça-feira. Para ela, a organização do espaço urbano é outro motivo de surpresa. "Brasília me pareceu muito organizada e tranquila, um pouco parecida como a minha cidade natal, Perth. Mas a cultura e os costumes do povo aqui são bem diferentes, nunca recebi tantos beijos e abraços como desde que cheguei aqui", disse, aos risos.

Para George Slingsby, 16 anos, também australiano, a vista da cidade a partir da Torre de TV foi, até agora, o passeio mais "emocionante". "Não esperava que a capital do Brasil fosse tão bonita e organizada. A maior parte do que vejo, principalmente em filmes, sobre o Brasil não é muito bom, mas aqui as coisas parecem tão organizadas quanto no meu país. Do alto da torre, o que se vê é uma cidade bela e limpa", destacou.

Gaberiella Sudjana, 27 anos, também ressaltou a horizontalidade da cidade. "O espaço aqui é confortável, com prédios baixos e espalhados, diferente, por exemplo de São Paulo, que tem edifícios altos e ruas espremidas", disse ela que, antes de chegar a Brasília, passeou rapidamente pela capital paulista, onde fez conexão aérea. A jovem faz parte do grupo de 71 peregrinos da Austrália.

Desde sexta-feira (12), Brasília recebe peregrinos de vários países que participam da Semana Missionário. Como parte da programação, a Arquidiocese de Brasília preparou para hoje workshops na Comunidade Shalom, localizada na Asa Sul, área central da capital federal, às 19h30. Meio hora depois, está prevista uma cerimônia de adoração pela jornada.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorrerá entre os próximos dias 23 e 28, deve atrair entre 1,7 milhão e 2 milhões de pessoas ao Brasil.  As autoridades estimam que o impacto econômico para o país será de aproximadamente R$ 1,2 bilhão.

 

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil