Papa será presenteado com imagem de Nossa Senhora Aparecida

10/07/2013 - 10h39

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada de 23 a 28 deste mês, o papa Francisco vai ganhar de presente uma imagem de Nossa Senhora Aparecida – a padroeira do Brasil. Ele receberá o presente durante a visita ao Santuário de Aparecida (no interior de São Paulo). O presente é semelhante a uma imagem que está em Aparecida: é feita em cedro e tem 40 centímetros.

O presente do papa virá do sul de Minas Gerais, esculpida por Paulo Henrique Ferreira Pinto, conhecido como Sodêm, artesão da cidade de Campanha que só trabalha com obras sacras. O escultor demorou dois dias para fazer os detalhes da imagem que será entregue ao papa. Ele é escultor há mais de 40 anos e consegue transformar com talento madeira em arte. O artista diz que usa a sensibilidade e o improviso para criar.

O papa visitará o Santuário de Aparecida no dia 24, para a celebração de uma missa na basílica. Ele chega ao país no dia 22 e fica até 28 de julho, último dia da jornada.

Sodêm criou anjos barrocos, imagens de São Judas Tadeu e Jesus Cristo. Ele costuma dizer que sua inspiração vem de Nossa Senhora Aparecida, a santa de devoção. Várias de suas obras estão em Aparecida.

Há dois meses, o bispo auxiliar de Aparecida, dom Darci Nicioli, fez a encomenda ao artesão mineiro. Sodêm disse que após a “encomenda especial”, os pedidos multiplicaram.  "Todo mundo quer a imagem do papa", contou.

*Com informações da rádio do Vaticano

Edição: Graça Adjuto