Bombeiros fazem simulação de combate a incêndio em hotel do Rio

10/07/2013 - 14h04

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Cerca de 40 agentes do 17º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) fizeram hoje (10) uma simulação de combate a incêndio e de salvamento em um hotel em Copacabana. O escolhido foi o Hotel Sofitel e a atividade contou com a participação de funcionários do estabelecimento, viaturas e ambulância dos bombeiros.

Durante a simulação, os bombeiros usaram técnicas operacionais e de salvamento, como descida de rapel, tirolesa, isolamento da área de risco e utilização de escada mecânica para resgate. Além disso, os agentes montaram o posto de comando, que é usado para o controle do número de pessoas que foram resgatadas e que estão no prédio incendiado.

O comandante do grupamento de Copacabana, coronel Alex Vander, informou que a ação é feita constantemente, mas é válida para os eventos que ocorrerão na cidade. “É válida [a simulação] para os grandes eventos, pois identificamos possíveis falhas que podemos cometer. O treinamento faz parte de um plano de operações que é feito todo ano, de acordo com as nossas instruções. Então, nós escolhemos pontos críticos e nesses pontos executamos algumas atividades referentes a salvamento e socorro. Este ano, escolhemos este hotel, porque eles também estão treinando o pessoal deles e é interessante que haja um sincronismo".

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil