Pimentel: Mercosul terá mais relevância no mundo

04/07/2013 - 13h36

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, disse hoje (4) que o Mercosul “caminha para se tornar um dos blocos mais importantes do mundo”. Segundo ele, é crescente a relação do Mercosul com os países da América do Sul e do resto do mundo.

“Ao longo desses anos, aprofundamos também a relação do bloco com os demais países da América do Sul e do mundo. Avançamos muito do ponto de vista da integração política. Esse mecanismo importante vai aumentar ainda mais o papel na integração do continente e na constituição de aliança estratégica entre os países. Estamos no caminho de nos tornarmos um dos blocos mais importantes do mundo”, comentou.

Pimentel participa de debate na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), no Senado Federal. O titular do MDIC destacou ainda que a quantidade de acordos comerciais do Brasil está na média de outras economias mundiais.

Segundo ele, o Brasil possui hoje relações comerciais com 18 países do mundo. Os Estados Unidos possuem 20, Rússia 19, Índia 13, Canadá 11 e China 10. “Estamos na média do mundo, não estamos destoando em nada das práticas comerciais e econômicas do resto do mundo”, disse

Edição: José Romildo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à
Agência Brasil