Procon-RJ vai notificar e multar planos de saúde

03/07/2013 - 22h52

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro (Procon-RJ) vai notificar e multar 17 operadores de planos de saúde após analisar os resultados da Operação Check-Up. A operação fiscalizou três grandes centros médicos particulares em três dias, na zona sul, zona norte e zona oeste da capital fluminense para verificar a satisfação dos consumidores com o atendimento dos planos de saúde e a adequação dos prestadores de serviço às normas da Agência Nacional de Saúde (ANS).

Durante a operação foram feitas 250 abordagens, que resultaram em 92 questionários respondidos com reclamações contra 17 planos de saúde. De acordo com o diretor da fiscalização do Procon-RJ, Fábio Domingos, o órgão deve levar dez dias para analisar os formulários e catalogar as reclamações, que resultarão em notificações e multas às operadoras de plano de saúde.

Os problemas mais relatados foram a demora para a marcação de consultas e exames e a espera pelo atendimento, além da recusa dos planos para a cobertura de tratamentos. Segundo Domingos, a piora no atendimento particular de saúde ocorre devido ao crescente número de clientes e diminuição do número de médicos e clínicas credenciadas.

“Há indícios de que, nos últimos anos, os planos de saúde aumentaram em muito a sua carteira de clientes e, por outro lado, diminuíram a oferta de credenciados, gerando o mau atendimento. A qualidade do atendimento caiu muito por causa dessas duas questões, uma linha crescente de clientes e outra descendente de credenciados”.

O diretor pede que o consumidor que passar por essas situações denuncie ao Procon, que também prepara uma ação civil pública. “Nós vamos notifica os planos, onde vai ser determinado que eles providenciem e apresente uma planilha com o número de clientes e de credenciamento”.

A Operação Check-UP foi feita devida ao grande número de denúncias que o Procon-RJ recebeu este ano contra os planos de saúde, totalizando 260 no primeiro semestre.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil