Protesto toma ruas do centro de Niterói

19/06/2013 - 18h50

Vladimir Platanow
Repórter da Agência Brasil

Niterói (RJ) - Manifestantes iniciaram há pouco um ato de protesto pelo centro da cidade. Eles estavam concentrados na Praça Arariboia, ponto de chegada e saída das barcas. O protesto pretende chegar até a prefeitura.

Neste momento, os manifestantes ocupam duas quadras da Avenida Hernandes do Amaral Peixoto, uma das principais da região central. Os comerciantes fecharam as portas e algumas agências bancárias cobriram as vidraças com tapumes para evitar depredação, caso ocorram confrontos.

O protesto, organizado via redes sociais, pede melhorias do transporte, da educação, saúde e é contra gastos públicos com a Copa das Confederações e a PEC 37, proposta de emenda à Constituição que limita o poder de investigação do Ministério Público. Em dois carros de som, os manifestantes gritam frases como "Vem pra rua" e "Da Copa eu abro mão, quero mais dinheiro para saúde e educação".

A manifestação transcorre de forma pacífica. O empresário Luciano Santiago participa acompanhado dos filhos, de 3 e 9 anos, e da esposa. Para ele, o protesto é pacífico, e não traz risco para as crianças, que devem ter um exemplo de cidadania.

Cerca de 350 policiais militares acompanham a manifestação. Os policiais formaram duas fileiras, uma mais próxima dos manifestantes e outra mais afastada.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil