Luz é desligada na fachada da Câmara por causa de protesto

17/06/2013 - 21h40

Iolando Lourenço*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A energia elétrica na área da frente do Congresso Nacional foi desligada por questão de segurança devido ao protesto. O comitê de imprensa e o Salão Nobre da Câmara dos Deputados estão sem luz, por exemplo. Manifestantes ocupam, neste momento, a rampa do Congresso, uma das cúpulas do prédio e o gramado. A Polícia Militar (PM) está acompanhando a movimentação do protesto.

Vidros da entrada de acesso à primeira-vice-presidência da Câmara foram quebrados. O presidente em exercício do Congresso, deputado André Vargas (PT-PR), está em contato com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e com o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar.

Avelar informou a Vargas que há policiais próximos ao Congresso que podem ser acionados para reforçar o policiamento, mas a situação está sob controle.

A Polícia Militar está cercando a entrada principal do Congresso para impedir o acesso dos manifestantes ao prédio. De acordo com a PM, 620 homens atuam no policiamento.

A coronel Hilda Ferreira, que participa com comando da operação policial, disse que "se eles [manifestantes] tentarem invadir [o Congresso Nacional], não vão passar, como tentaram no estádio e não passaram", disse, em referência ao protesto no Estádio Nacional Mané Garrincha, durante a abertura da Copa das Confederações, no último sábado (15).

O protesto, que começou às 17h, tem demandas diversas, como aplicação de recursos na educação, saúde, passe livre no transporte público e criticam os gastos públicos nas obras das copas das Confederações e do Mundo (2014). A manifestação ocorre simultaneamente em várias outras cidades do país, como em Belo Horizonte, São Paulo, Natal, Belém, Campinas, no Rio de Janeiro e em Florianópolis.

* Colaborou Marcelo Brandão

 

Edição: Carolina Pimentel//Texto atualizado às 21h05

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil