Caso Assange reúne chanceleres do Equador e Reino Unido

10/06/2013 - 17h36

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro das Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, confirmou hoje (10), por intermédio de sua conta na rede social Twitter, que no próximo dia 16 visitará o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, que está prestes a completar um ano abrigado na embaixada equatoriana em Londres, Inglaterra. Patiño deverá reunir-se também com o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, na busca por uma solução que permita a Assange deixar o país rumo ao Equador.

Patiño é o representante mais graduado do governo equatoriano a visitar Assange, desde que ele está abrigado na embaixada. Em setembro, o chanceler equatoriano se reuniu com Hague, em Nova York, Estados Unidos, quando comprometeram-se a buscar uma saída diplomática para o caso.

Assange buscou abrigo na Embaixada do Equador na tentativa de evitar sua extradição para a Suécia. As autoridades suecas querem interrogá-lo sobre delitos de ordem sexual. Porém, Assange teme que a Suécia autorize sua extradição para os Estados Unidos, onde deve responder sobre o vazamento de informações consideradas sigilosas.

O Portal WikiLeaks, fundado pelo australiano, divulgou em novembro de 2010 vários documentos confidenciais envolvendo não só os Estados Unidos, mas diversos governos. O governo do Equador concedeu asilo político a Assange, mas ele não pode deixar a embaixada equatoriana em Londres, por falta de salvo-conduto, documento necessário para sua saída do país.

 

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur

 

Edição: Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil