Governo da Turquia diz que protestos estão sob controle

08/06/2013 - 19h02

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O vice-primeiro-ministro da Turquia, Huseyin Celik,disse hoje (8) que os protestos contra o governo do país estão sob controle. Celik descartou a possibilidade de antecipar as eleições no país em decorrência da pressão exercida pelas manifestações. “Não se decidem eleições só porque as pessoas marcham nas ruas", disse.

Nos últimos dias, as principais cidades do país foram cenários de manifestações violentas contra o governo do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan. Pelo menos três pessoas morreram e mais de 4 mil ficaram feridas. As eleições na Turquia estão marcadas para 2014. No dia 15, o maior partido político da base aliada, o AKP, fará um comício, em Ancara, a capital, e no dia 16, em Istambul.

“Nós estamos dispostos a ouvir aqueles que são razoáveis, dentro da legalidade e da democracia” disse Huseyin Celik. “O governo está no controle do processo que vai ficando normalizado e encaminhado, com bom-senso”, acrescentou ele, depois de se reunir com Erdogan e integrantes da base aliada do governo, em Istambul.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade