Vice-presidente dos Estados Unidos começa visita a países da América Latina

27/05/2013 - 6h55

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está na América Latina para uma visita a três países – Colômbia, Brasil e Trinidad e Tobago. Ontem (26), ele chegou a Bogotá, na Colômbia. Biden tem reuniões com o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e com a ministra das Relações Exteriores, María Angela Holguín. Em discussão, o combate ao narcotráfico e a decisão de intensificar as parcerias nas áreas econômica e comercial, além de segurança.

É a quarta visita de Biden à América Latina. Depois da Colômbia, o vice-presidente irá a Trinidad e Tobago para reuniões com a primeira-ministra país, Kamla Persad-Bissessar. Em seguida, virá ao Brasil, onde fica até o dia 31. Biden irá a São Paulo, ao Rio de Janeiro e a Brasília.

“A presença dele é muito importante, ele esteve na América Central, vai para o Caribe, a Trinidade Tobago”, destacou María Ángela Holguín. O encontro de Biden com Santos será nesta segunda-feira (27), quando deverão conversar sobre a implementação do Tratado de Livre Comércio  Aliança do Pacífico, assuntos energéticos e meio ambiente.

Biden visita a América Latina acompanhado pela subsecretária de Estado para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson,  o subsecretário de Comércio para Assuntos Internacionais, Francisco Sánchez, e o diretor de Assuntos do Hemisfério Ocidental do Conselho Nacional de Segurança, Ricardo Zúñiga.

No Brasil, Biden irá ao Rio de Janeiro, onde visita uma comunidade pacificada.  A ideia é que ele visite o Morro Santa Marta, na zona sul, onde foi instalada a primeira Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), há quatro anos e meio. Em São Paulo, ele tem reuniões com empresários, principalmente do setor de energia. Em Brasília, ele se reúne com a presidenta Dilma Rousseff, o vice-presidente Michel Temer e vários ministros.

*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam e do site do Ministério das Relações Exteriores da Colômbia

Edição: Graça Adjuto