A poucas horas do fim do prazo, Enem tem quase 7 milhões de inscritos

27/05/2013 - 21h04

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A poucas horas do fim do prazo de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), às 23h59, o número de candidatos bateu recorde. Até as 18h07, eram 6.856.006 inscritos, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). O número supera não apenas os candidatos confirmados em 2012 (que pagaram a taxa de inscrição ou isentos), um total de 5.971.290, mas também a quantidade de inscritos no ano passado, 6,495 milhões. A média de inscrições tem sido de aproximadamente 700 por minuto, número de acordo com as expectativas para o último dia.

Os três estados com maior número de inscrições até as 16h eram São Paulo, com 1.030.658; Minas Gerais, com 731.901; e Bahia, com 482.799 candidatos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o exame, informou que possíveis problemas de lentidão ou travamento podem ser causados pelo provedor utilizado pelo candidato. A pasta diz que a infraestrutura da rede do MEC está funcionando normalmente e recomenda que os candidatos insistam, caso tenham problemas.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 35, deve ser paga até quarta-feira (29) pelos candidatos não isentos. Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013 matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa ou a comprovação das informações necessárias para a isenção.

As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. Os interessados em fazer a prova do Enem devem se inscrever pela internet no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem.

O Enem é voltado para aqueles que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, mas pode ser feito também quem quer apenas treinar para a prova. O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Além disso, uma boa avaliação no Enem é requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil