Atualizada - Procon do Rio autua SuperVia por problemas nas estações de trem

27/05/2013 - 19h43

Da Agência Brasil *

Rio de Janeiro - O Procon do Rio de Janeiro autuou hoje (27) a Supervia, concessionária que adminstra os trens, por causa de problemas nas estações. A SuperVia terá prazo de 15 dias para apresentar um relatório de defesa, no qual deverá informar se resolveu ou não os problemas nas estações. Caso as irregularidades persistam, a empresa poderá ser multada.

A ação, chamada de Via-Crúcis, teve a participação de 22 fiscais que vistoriaram 24 estações, que integram o ramal Santa Cruz - Central do Brasil. A equipe fiscalizou a quantidade de passageiros nos vagões, estado de conservação dos trens, ventilação das estações, elevadores para pessoas com deficiência e número de funcionários para atendimento.

O diretor de fiscalização do Procon, Fábio Domingos, disse que os principais problemas foram encontrados no atendimento aos usuários e no acesso das pessoas com deficiência às plataformas de embarque. Segundo ele, há um grande número de reclamações sobre os serviços prestados pela empresa.

"Os elevadores de acesso aos cadeirantes não estavam funcionando, apenas uma estação estava com o serviço em pleno funcionamento. Mesmo assim, uma única pessoa é responsável por exercer essa função, e ela demorou 20 minutos para atender", relatou Domingos.

Os trens da SuperVia transportam diariamente cerca de 540 mil passageiros da Baixada Fluminense e de subúrbios do Rio.

Domingos ainda informou que a operação nos trens faz parte de uma série de vistorias feitas nos transportes públicos do estado. Apenas nas últimas duas semanas, a Operação Roleta Russa, que fiscalizou ônibus no estado, interditou 263 coletivos e vistoriou 51 empresas.

Em nota divulgada na tarde de hoje, a SuperVia esclarece que irá analisar a autuação aplicada pela fiscalização do Procon do Rio e responderá dentro do prazo estipulado. A concessionária informou que mantém em andamento um programa de investimentos de R$ 2,4 bilhões, em parceria com o governo do estado, para a revitalização do sistema ferroviário.

O acordo propiciou o início de renovação da frota, com a aquisição de 30 trens chineses, que geraram a oferta de 260 mil lugares adicionais por dia e elevaram para 83 o número de trens com ar condicionado.

A SuperVia informou que mais 60 trens foram encomendados pelo governo do estado e a concessionária firmou contrato com a empresa francesa Alstom para a antecipação da compra de 20 novos trens, inicialmente previstos para circular entre 2016 e 2020, mas que começarão a operar em fevereiro de 2014, dois anos antes do previsto.  A concessionária diz que instalará 35 elevadores em 20 estações até 2016 para melhorar o deslocamento das pessoas com deficiência.

* Colaborou Douglas Corrêa

Edição: Carolina Pimentel// Matéria atualizada às 18h40 para inserir a posição da concessionária SuperVia
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil