Farc anunciam acordo com o governo colombiano sobre tema agrário

26/05/2013 - 12h43

Leandra Felipe*
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram hoje (26) que fecharam um acordo sobre o tema agrário, o primeiro item da pauta de negociação com o governo do país. A informação foi divulgada pela Prensa Latina, agência pública de Cuba. Mais detalhes serão divulgados em um anúncio coletivo dos negociadores, previsto para o meio-dia no horário cubano (13h em Brasília).

O guerrilheiro, Ricardo Téllez, integrante da delegação das Farc em Havana, declarou que os negociadores chegaram a “acordos muito importantes”. A equipe de delegados do governo não se pronunciou publicamente sobre as declarações, mas a assessoria de imprensa da delegação de paz confirmou que é esperado que um anúncio seja feito.

Esta é a nona rodada de negociações entre o governo e as Farc, desde que o processo de paz foi iniciado, em novembro do ano passado. A sociedade colombiana espera que o diálogo consiga colocar fim ao conflito armado de quase 50 anos. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, é otimista quanto ao desfecho do processo. Segundo ele, até o final do ano, os negociadores poderão ter analisado e discutidos os cinco pontos da agenda definida para negociação.

Desde de sexta-feira (24), os negociadores intensificaram as reuniões. Normalmente eles se reuniam durante a manhã e trabalhavam em separado no período da tarde. Nos últimos dois dias estiveram reunidos o dia todo. Além do tema agrário, a mesa de negociação deve analisar a participação política dos guerrilheiros, após o processo de paz; desarmamento e entrega de armas da guerrilha; uma solução para o problema das drogas e garantias de reparação às vítimas do conflito.

 

*Com informações da Prensa Latina (Agência pública de notícias de Cuba)

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil