Ahmadinejad e 13 chefes de Estado confirmam presença na posse do presidente equatoriano

21/05/2013 - 11h24

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A cerimônia de posse do terceiro mandato do presidente do Equador, Rafael Correa, no próximo dia 24, vai reunir pelo menos 14 chefes de Estado. O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, confirmou que participará da solenidade. Também estarão presentes os presidentes Nicolás Maduro (Venezuela), Laura Chinchilla (Costa Rica), Ollanta Humala (Peru), e Porfirio Lobo (Honduras).

Reeleito há três meses, ao vencer a disputa contra o ex-banqueiro Guillermo Lasso, Correa ficará no poderá até 2017, quando completa uma década à frente do governo. O novo vice-presidente é Jorge Glas.

Correa se licenciou do cargo para se lançar na campanha e foi reeleito prometendo “aprofundar a revolução cidadã”, iniciada por ele em 2006, quando obteve o primeiro mandato com a promessa de uma reforma constitucional. A nova Constituição, aprovada pela Assembleia Constituinte e submetida a um plebiscito popular, convocou novas eleições presidenciais para 2009 e estabeleceu o direito a dois mandatos consecutivos.

Em fevereiro, a presidenta Dilma Rousseff cumprimentou e parabenizou Correa por telefone. Segundo ela, a reeleição do equatoriano representa uma vitória não apenas para a democracia do país, mas também para toda a região.

Na conversa, que durou cerca de dez minutos, Dilma disse que a vitória de Correa demonstra uma clara opção do país pelo desenvolvimento com justiça social. Ele agradeceu o gesto de Dilma e disse que está pronto para reforçar as relações entre o Brasil e o Equador. Ainda não há informações sobre quem vai representar o Brasil na cerimônia de posse.

*Com informações da agência pública de informações do Equador, Andes

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil