Confiança dos comerciantes paulistanos tem leve queda em abril

20/05/2013 - 14h10

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O Índice de Confiança do Empresário do Comércio no município de São Paulo (Icec) atingiu 120,6 pontos, em abril, o que mostra uma leve piora do otimismo em comparação a março (121,8 pontos). A medição feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) segue uma escala de 0 (pessimismo total) a 200 (otimismo total).

Dois fatores justificaram esse resultado, segundo a entidade: movimento das vendas menor do que o projetado e a continuidade da inflação. A FecomercioSP destaca, no entanto, que, pelo segundo mês seguido, o setor indicou interesse em ampliar os investimentos. Foram ouvidos empresários vinculados a 154 sindicatos patronais.

Foram constatadas quedas de confiança tanto na sondagem sobre o momento atual quanto na que se refere ao sentimento do setor sobre o futuro. O Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec) teve queda de 1,8% (de 95,2 para 93,5 pontos ) e o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (Ieec) apresentou redução de 2,8% e ficou em 156,5 pontos.

Já o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (Iiec) teve alta de 2,6% e atingiu 112 pontos. O total dos que pretendem fazer novos investimentos na expectativa de ampliar os negócios cresceu 3,1%. Além disso, a intenção de ampliar os postos de trabalho aumentou 2,9%. A pesquisa aponta ainda que, em abril, um universo maior de comerciantes demonstrou estar satisfeito com o nível de estoque (alta de 1,5%). Para 35,3%, porém, a quantidade de mercadorias estocadas estava inadequada.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil