Plano de coleta e tratamento de esgoto na zona oeste do Rio atenderá 585 mil pessoas

09/05/2013 - 17h04

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A partir do segundo semestre, cerca de 585 mil moradores de 21 bairros da zona oeste passarão a contar com um novo plano de expansão de coleta e tratamento de esgoto. O anúncio foi feito hoje (9) pela prefeitura fluminense, depois de firmar contrato com a Caixa Econômica Federal.

O projeto será executado pela concessionária Foz Águas 5, que desde junho do ano passado, administra o sistema de tratamento de resíduos na região. A primeira etapa da obra será financiada pela Caixa Econômica Federal, e custará R$ 640 milhões. A estimativa da concessionária é que todo sistema de coleta e tratamento de resíduos da região esteja funcionando no prazo máximo de 10 anos.

O presidente da Foz Águas 5, Armando Góes, disse que o plano é um dos maiores investimentos em tratamento e esgotamento sanitário do país. Segundo ele, com a conclusão das obras, cerca de 2 milhões de pessoas serão atendidas na zona oeste. "O projeto visa a levar qualidade de vida para os moradores. Também queremos fazer tudo correto do ponto de vista ambiental, para [ter] certeza da melhoria de vida [de quem mora] na zona oeste".

Góes garantiu que não haverá alteração na taxa de esgoto cobrada pela Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae), que antes administrava o serviço. "Temos planos de implantar correções de tarifas diferentes da tarifa de água, e portanto dar este desdobramento de 1 litro de água por 1 litro de esgoto que é praticado atualmente".

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil