Presidente eleito do Paraguai é submetido a tratamento para combater dores na coluna

29/04/2013 - 6h46

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes, de 56 anos, foi submetido a um tratamento de infiltração para o combate às dores causadas por uma hérnia de disco. O médico particular de Cartes, Antonio Barrios, disse ontem (28) que o tratamento durou cerca de meia hora e que o presidente eleito continuará em repouso em casa. Após sua eleição no dia 21, Cartes teve algumas reuniões de trabalho, mas em seguida foi recomendado a ficar de repouso.

Barrios disse que Cartes foi avaliado por uma equipe médica – formada por um neurologista, um traumatologista e um clínico-geral – que decidiu pela infiltração. Por enquanto, está afastada a hipótese de submetê-lo a uma cirurgia. Cartes toma posse em 15 de agosto. Uma equipe de transição trabalha em parceria com integrantes do atual governo.

Segundo Barrios, o tratamento de infiltração consiste em injetar um medicamento diretamente na coluna. O objetivo é desinflamar a hérnia de disco. Cartes foi atendido no Sanatório Migone, em Assunção.

Apesar da recomendação médica para reduzir as atividades, Cartes se reuniu, em sua casa, com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o colombiano Luis Alberto Moreno. Segundo assessores, na conversa Moreno reiterou o apoio para que o presidente eleito tenha uma bem-sucedida gestão.

No encontro, Moreno e Cartes conversaram sobre o programa para o futuro governo, a revisão de créditos obtidos e o aumento de assistência financeira. A reunião foi acompanhada por vários assessores de Cartes, como Leila Rachid, Juan Carlos López Moreira, Germán Rojas, Gustavo Leite e Fernando Ojeda.

“Há uma série de ferramentas que estão disponíveis e que podemos usar. Reitero que estamos em um momento extraordinário de oportunidades e isso ratifica a disposição que há no mundo.  Temos direito a pensar em dias muito interessantes para o país”, ressaltou Cartes.

*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay 

Edição: Graça Adjuto