União Europeia e Otan repudiam explosões em Boston

16/04/2013 - 15h11

Da Agência Lusa


Brasília – O presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, condenou hoje (16) "os atos horríveis" registrados ontem (15) no final da maratona de Boston, que deixaram três mortos e 176 feridos.

"Condeno os atos horríveis em Boston e lamento profundamente o acontecimento trágico, a perda de vidas humanas", escreveu em um comunicado. Rompuy pediu que "os responsáveis por essas atrocidades sejam levados à Justiça", antes de expressar "simpatia e apoio da União Europeia ao povo norte-americano”.

A chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, declarou estar chocada e denunciou "atos reprováveis".

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Anders Fogh Rasmussen, afirmou estar "profundamente chocado" com o episódio. "Os meus pensamentos estão com as pessoas de Boston e de todo os Estados Unidos", disse, conforme comunicado.

"Os meus sentimentos encontram-se com os parentes daqueles que morreram neste terrível ato. Os meus pensamentos estão com os muitos feridos, a quem envio desejos de melhoras", disse, por sua vez, a chanceler alemã, Angela Merkel.

Ela destacou ainda que "nada justifica um ataque tão covarde contra pessoas que se reuniram para assistir a um pacífico evento esportivo".

Em Roma, o primeiro-ministro italiano, Mario Monti, enviou uma mensagem ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na qual condenou as explosões. "Estou certo de que, mesmo nessas circunstâncias penosas, a América vai saber reagir e reafirmar os valores fundamentais da sua grande civilização", disse.