Mais um chefe das Farc chega a Havana para negociar a paz com o governo colombiano

07/04/2013 - 15h50

Leandra Felipe
Correspondente Agência Brasil/EBC

Bogotá - O guerrilheiro Jorge Torres, chamado Pablo Catatumbo, comandante do bloco oriental das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) chegou ontem (6) a Havana, capital cubana, para participar das negociações pelo fim das hostilidades com representantes do governo colombiano. Com a presença de Pablo Catatumbo, a guerrilha tem agora dois membros de seu secretariado entre os negociadores. O outro é Ivan Márquez, chefe do grupo em Havana.

De acordo com informações do Canal de TV Telesur, Pablo Catatumbo chegou em um avião com emblema da Cruz Vermelha Internacional, acompanhado de três integrantes das Farc, identificados como Victoria Palmera Sandino, Freddy González e Lucas Carvajal.

Desde o início das negociações, em novembro do ano passado, a guerrilha pedia a presença de Pablo Catatumbo nas negociações, o que não era aceito pelo governo colombiano. A operação para transportá-lo até Havana foi executada no aeroporto de Cali, com apoio da Cruz Vermelha.

Os jornais locais e analistas do conflito avaliam que a chegada de mais um membro do secretariado das Farc para compor a mesa de conversas poderá “equilibrar” melhor a negociação. Ivan Márquez é visto como um “negociador linha dura” e a visão de mais um chefe, que lidera a guerrilha em outra região, poderá trazer mais um ponto de vista aos negociadores.

Os demais negociadores das Farc, em Havana, não estão no mesmo nível hierárquico de Márquez, diferentemente de Catatumbo.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil