Confronto no Jacarezinho leva PM a reforçar policiamento na área

05/04/2013 - 14h54

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro –O policiamento foi reforçado na comunidade do Jacarezinho, na zona norte da cidade, depois do confronto de traficantes com policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na noite de ontem (4), quando um morador morreu e dois ficaram feridos. Desde que a UPP foi instalada, em janeiro deste ano, esse foi o incidente mais grave na comunidade.

O comandante da UPP, major Cláudio Haliki, acompanha a ocorrência desde o início e conta com o apoio de policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar, localizado no Méier, e da 24ª Delegacia de Polícia, em Piedade.

Após o confronto de ontem, moradores fizeram protesto generalizado, atirando pedras contra o contêiner e as viaturas da polícia. Eles foram detidos com gás de pimenta e balas de borracha. Na confusão, um policial ficou ferido e foi encaminhado ao Hospital Central da Policia Militar (HCPM), mas passa bem.

Paralelamente, outro grupo de moradores tentou fechar a Avenida Dom Hélder Câmara, uma das principais vias da zona norte, mas foram impedidos por policiais da UPP do Jacarezinho e do Batalhão de Choque, que chegou para dar apoio.

Segundo a assessoria das UPPs, é normal haver focos de resistência à presença da polícia na comunidade. “Com a chegada dos projetos sociais e dos programas de integração, a população local vai entendendo aos poucos qual o papel da polícia nas comunidades. As ocorrências policiais nas comunidades pacificadas são pontuais e [têm aspectos próprios] o que torna o grau de gravidade subjetivo”.

A ocupação do Jacarezinho ocorreu em outubro do ano passado e a UPP foi instalada no início deste ano, junto com a UPP Manguinhos.

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil