Dilma reafirma a Jornada de Lutas da Juventude propósito de usar royalties do petróleo na educação

04/04/2013 - 20h48

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff reafirmou hoje (4) a jovens que integram a Jornada de Nacional de Lutas da Juventude Brasileira sua disposição de negociar, tanto quanto possível, para que os royalties do petróleo extraído da camada pré-sal sejam destinados integralmente à educação.

A informação foi dada pelo presidente da UNE, Daniel Iliescu, depois de audiência na qual mais de 40 entidades e organizações, que compõem a Jornada Nacional de Lutas da Juventude Brasileira, entregaram extensa pauta de reivindicações à presidenta da República, para marcar uma série de manifestações que têm ocorrido em 16 capitais desde o dia 25 de março.

Dentre outras entidades, compõem a Jornada Nacional de Lutas da Juventude Brasileira a UNE, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e a Pastoral da Juventude.

O grupo defende cinco bandeiras: financiamento público da educação, trabalho decente para a juventude, reforma política para o avanço da democracia, direitos sociais e humanos e pela democratização da comunicação de massas.

A Juventude Nacional de Lutas da Juventude Brasileira reivindica, ainda, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) - soma das riquezas produzidas no país - para a educação pública, juntamente com os royalties do petróleo e 50% do fundo social do pré-sal para um ensino de qualidade, segundo Daniel Iliescu. Reivindicam também mais 2% do PIB para ciência, tecnologia e inovação.

O presidente da UNE enfatizou que, no entendimento do governo, a aprovação da Medida Provisória 592, que trata dos royalties e da criação do fundo social do pré-sal, é condição básica para possibilitar uma reforma estrutural da educação, com escolas em tempo integral.

Edição: Fernando Fraga//A matéria e o título foram alterados às 14h08 do dia 8.4.2013 para correção de informações. A presidenta recebeu representantes da Jornada Nacional de Lutas da Juventude Brasileira e não apenas a UNE, que é uma das 40 entidades que compõem o movimento

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil