Venezuela rompe tentativa de aproximação com os Estados Unidos

20/03/2013 - 20h03

Leandra Felipe
Correspondente Agência Brasil/ EBC

Bogotá - O ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Elias Jaua, declarou hoje (20) que o diálogo destinado a melhorar as relações entre o país e os Estados Unidos está "momentaneamente" interrompido. A medida, segundo o chanceler, foi tomada em protesto contra as declarações da subsecretária de Estado norte-americana, Roberta Jacobson, que pediu que as eleições de 14 de abril sejam "justas e que tenham credibilidade".

O governo venezuelano considerou a declaração questiona, de maneira negativa, a organização do processo eleitoral, a cargo do Conselho Nacional Eleitoral. "Tomara que recebamos uma retificação e que os Estados Unidos parem de praticar ingerências para conosco", afirmou o ministro.

Jaua condena as previsões do governo norte-americano, que, segundo ele, acredita que a Venezuela poderá passar por um período de instabilidade política, devido à morte do presidente Hugo Chávez. “Na Venezuela não há nenhuma transição, a não ser em direção ao socialismo”, comentou.

Apesar de o diálogo para melhorar o entendimento entre os dois países ter sido interrompido, de acordo com Jaua, todas as relações diplomáticas e consulares estão mantidas.

* Com informações da Agência Venezuelana de Notícias (AVN)

 

Edição: Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil