Temporal tumultua trânsito no Rio

05/03/2013 - 23h09

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - As fortes chuvas que caem em vários bairros da capital fluminense desde o início da noite de hoje (5), depois de o carioca ter vivido um dia com sensação térmica de 47 graus Celsius, deixou a a cidade em estado de alerta 3, em uma escala que vai até 4.

A intensidade das chuvas deixou as bacias da Baía de Guanabara, da zona sul e de Jacarepaguá. O Aeroporto Santos Dumont teve as operações de pouso e decolagem interrompidas. O Aeroporto Internacional Galeão-Tom Jobim opera por instrumentos.

O trânsito está congestionado em várias vias da cidade, principalmente nas ligações entre as zonas norte e oeste com o centro da cidade. O Rio Maracanã transbordou e os acessos à Praça da Bandeira fecharam tanto em direção à zona norte como ao centro e à zona sul.

Poças de água prejudicam a circulação de veículos ao longo da Avenida Brasil. Em Santa Cruz, na zona oeste, choveu cerca de 26,4 milímetros em apenas 15 minutos. Choveu forte também na Grota Funda, no Méier, na Tijuca, Penha, em São Cristóvão, na zona norte; e na Barra da Tijuca, no Recreio dos Bandeirantes e em Guaratiba, na zona oeste.

Segundo o Alerta Rio, serviço da prefeitura, ocorreram rajadas de ventos de moderadas a forte em vários pontos da cidade. O órgão prevê a continuidade de ocorrência de pancadas de chuva nas próximas horas por causa da chegada de uma frente fria.

O prefeito Eduardo Paes recomendou à população que não saia do local onde está, pois a previsão é que as chuvas continuem nas próximas horas. No centro do Rio, milhares de pessoas que estavam deixando o trabalho ficaram ilhadas, abrigadas sob as marquises e nas portarias dos prédios. Em pelo menos oito comunidades as sirenes de alerta de risco de deslizamantos soaram preventivamente.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil