Líderes políticos latino-americanos e do Caribe lamentam morte de Chávez

05/03/2013 - 22h51

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Líderes políticos latino-americanos e do Caribe lamentaram hoje (5) a morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, enviando mensagens por meio de redes sociais, como Twitter, em discursos e por suas assessorias.  Amigos de Chávez, como os presidentes do Equador, Rafael Correa, e do Peru, Ollanta Humala, não esconderam a dor.

"Adeus comandante e amigo Hugo Chávez", escreveu Humala, na sua conta no Twitter. "Minhas sinceras condolências à sua família e todo o povo venezuelano".

Correa disse que a morte de Chávez deixava uma lacuna. "[O governo do Equador] se solidariza com esta perda irreparável para lamentar o povo venezuelano e da região", disse o presidente do Equador, em nota, divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.

O governo da Argentina suspendeu todas as atividades hoje em memória de Chávez. A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner , cancelou a cerimônia em que distribuiria 13 milhões de livros.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, usou o Twitter para lamentar a morte do amigo. "Lamento a morte do presidente Hugo Chávez. Minhas profundas condolências à sua família e ao povo venezuelano ", disse ele.

O presidente do Haiti, Michel Martelly, também enviou mensagem usando a rede social Twitter. "Eu quero transmitir, em nome do povo haitiano, as minhas sinceras condolências ao povo venezuelano”, disse.

Chávez morreu às 16h47 (horário de Caracas). A morte dele foi confirmada em pronunciamento pelo vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Chávez estava em tratamento para o combate de um câncer há cerca de 20 meses.

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil