Confiança do comércio diminui no trimestre encerrado em fevereiro

05/03/2013 - 10h56

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A confiança dos comerciantes na economia brasileira, medida pelo Índice de Confiança do Comércio (Icom), caiu 0,9% no trimestre encerrado em fevereiro deste ano, na comparação com o período de dezembro de 2011 a fevereiro de 2012.

O dado foi divulgado hoje (5) pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e aponta que a piora foi determinada por expectativas menos otimistas em relação aos meses seguintes. Segundo a entidade, o resultado favorável do subíndice sobre a situação atual sugere a manutenção de ritmo de atividade ainda intenso no primeiro trimestre de 2013.

Na comparação com o ano passado, o Indicador Trimestral do Índice de Expectativas (IE-COM) passou de -2% para -3,8% no período.

Na média do trimestre encerrado em fevereiro, o subíndice que retrata a percepção em relação à demanda no momento presente (ISA-COM) foi 3,2% superior ao do mesmo período do ano anterior (2,7%). Neste mesmo período, 21,1% das empresas consultadas avaliaram o nível atual de demanda como forte e 16,7%, como fraca. No mesmo período de 2012, esses percentuais haviam sido 24% e 22,8%, respectivamente.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil