Argentina apresenta plano para formação de professores

05/02/2013 - 9h09

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, e o ministro da Educação, Alberto Sileoni, apresentarão hoje (5) o Plano Nacional de Educação e Formação de Professores para o período de 2012 a 2016. A medida envolve todos os níveis de educação – básico, fundamental e superior. A apresentação do plano inclui também um debate com especialistas em educação nos diversos níveis de ensino. O plano prioriza a formação de professores, principalmente, a inclusão e igualdade.

Amanhã (6), a discussão será conduzida em âmbito técnico. O Plano Nacional de Educação Obrigatória e Formação de Professores foi aprovado, por unanimidade, pelo Conselho Federal de Educação, em 5 de dezembro.

A medida aponta uma série de objetivos e indica as linhas da política educacional. As ações definem esforços para a melhoria da educação a partir da adoção de medidas de inclusão e igualdade. Há ainda a prioridade na formação de professores para a alfabetização.

O plano também define a criação de uma espécie de mapa nacional de vagas e ofertas para a formação de professores que contribuirá para o planejamento de treinamento de ensino. A proposta é estimular ainda a formação de professores em informação digital. A ideia é implementar na Argentina um acordo federal sobre a formação contínua de educadores.

*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam.

Edição: Talita Cavalcante