Arena Fonte Nova será entregue no dia 28 deste mês

05/02/2013 - 14h36

Jorge Wamburg
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Arena Fonte Nova deverá ser entregue à organização da Copa do Mundo de 2014 no dia 28 deste mês, segundo o Ministério do Esporte. A partir daí, começarão os testes com os equipamentos do estádio para a Copa das Confederações, que ocorrerá no Brasil entre os dias 15 e 30 de junho, com seis jogos na arena baiana. A reconstrução do estádio custou R$ 591,7 milhões, dos quais R$ 323,6 milhões vêm de financiamento federal.

Na manhã de hoje (5), foi concluída a colocação da última lâmina das membranas de cobertura do estádio, com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner, e representantes do consórcio responsável pelas obras. Segundo o Ministério do Esporte, o gramado já está sendo irrigado e as obras físicas do estádio estão com mais de 95% de avanço. Assim, a Fonte Nova será o terceiro estádio da Copa do Mundo de 2014 a ficar pronto, depois apenas do Mineirão, em Belo Horizonte, e do Castelão, em Fortaleza.

De acordo com a empresa construtora, a cobertura foi projetada para filtrar a luz do sol em até 70%, reduzindo o calor, mas permitindo a iluminação. Flexível, resistente e autolimpante, a membrana da cobertura começou a ser instalada no dia 13 de dezembro de 2012, mobilizando uma equipe com 75 pessoas, inclusive montadores alpinistas especializados em construção civil. O material é confeccionado em plástico de alto desempenho, reforçado com fibras de vidro. Testes realizados nos Estados Unidos mostraram alta resistência às correntes de ventos.

A Copa das Confederações será disputada em seis capitais: Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador e Rio de Janeiro. Já a Copa do Mundo terá jogos também em São Paulo, Porto Alegre, Manaus, Cuiabá, Curitiba e Natal.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil