Governo federal quer diálogo permanente com prefeitos, diz Gilberto Carvalho

30/01/2013 - 20h08

Stênio Ribeiro*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que terminou hoje (30) depois de três dias de debates e troca de experiências administrativas, foi apenas “o início de uma relação permanente” do governo federal com os executivos municipais para atingir os objetivos do milênio, de acordo com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

Em pronunciamento no encerramento do encontro, Carvalho disse que o governo federal como um todo está aberto ao diálogo com todos os prefeitos e prefeitas para dar mais eficácia aos projetos em andamento ou que venham a ser desenvolvidos de agora em diante. “Em especial no que se refere aos programas de combate à miséria, terão total apoio da Presidência da República”, disse.

Segundo Carvalho, grande parte das ações de governo nasce de reivindicações sociais, pois os mecanismos de participação popular cresceram significativamente nos últimos anos, um sinal de amadurecimento da própria sociedade. Algumas experiências bem sucedidas, que não faziam parte do programa original de governo, nasceram da contribuição popular, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), por exemplo, que surgiu de pressões sociais em prol do acesso à universidade para estudantes de famílias carentes.

Gilberto Carvalho falou da relevância do encontro, organizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, e conclamou os prefeitos e prefeitas a apoiarem as etapas municipais de quatro conferências nacionais agendadas até o meio do ano: Assistência Social, Cidades, Educação e Desenvolvimento Rural. No seu entender é uma participação necessária para que as conferências contemplem, de fato, as demandas dos municípios.

O ministro-chefe informou que a secretaria-geral iniciará uma pesquisa online, a partir de março, para levantar as demandas de cada município e as formas como cada um pode participar na viabilização de redes sociais de caráter federativo. Ele citou como exemplos o Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra e o Programa Pró-Catador, sendo este que pretende acabar com os lixões até o final de 2014.
 
*Colaboração de Mariana Branco

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.