Prédios cada vez mais altos não são empecilho à ação dos bombeiros em caso de incêndios

29/01/2013 - 20h51

Alana Gandra
Repórter de Agência Brasil

Rio de Janeiro - A construção de prédios cada vez mais altos não constitui empecilho à ação dos bombeiros do estado do Rio de Janeiro, que  têm equipamentos e treinamento adequados para agir mediante os mais variados cenários de eventos adversos, como incêndios.

A informação foi dada hoje (29) à Agência Brasil pela corporação, por meio de sua assessoria de imprensa. A escada Magirus, por exemplo, utilizada pelos bombeiros no combate a incêndios, tem alcance de até 90 metros de altura, o que equivale a um prédio de cerca de 30 andares.

De acordo com o Corpo de Bombeiros fluminense, o esquema de prevenção de incêndio em prédios varia, conforme o caso. “Todos [os edifícios] devem ser legalizados no Corpo de Bombeiros para que sejam enquadrados nos riscos corretos e exigidos os dispositivos preventivos adequados, previstos na legislação”.

O dimensionamento de extintores é feito caso a caso, durante o processo de legalização. Cabe ao responsável legal pela edificação, o cumprimento da quantidade mínima prevista no laudo emitido pelo Corpo de Bombeiros, informou a assessoria. O mesmo ocorre em relação ao cálculo de brigadistas, que deve ser  feito cumprindo legislação especificao.

No dia 29 de novembro do ano passado, quando se comemorou o Dia Estadual de  Redução de Desastres, foi feito um treinamento de escape em muitos edifícios, principalmente aqueles localizados no centro da cidade, sob a coordenação da Defesa Civil estadual. Segundo o Corpo de Bombeiros, essa prática deve ser adotada ao longo do ano e cobrada dos  administradores dos edifícios, visando ao treinamento das pessoas que trabalham nesses locais para que deixem com calma os prédios em caso de incêndio.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil