Evacuada prisão na Venezuela onde 61 pessoas morreram num motim

27/01/2013 - 20h10

Da Agência Lusa

Brasília - A prisão venezuelana de Uribana, onde 61 pessoas morreram e 120 ficaram feridas na sexta-feira (25), após um motim dos detidos, foi hoje (27) evacuada pelas forças de segurança do país. O controle da prisão foi retomado hoje de manhã, segundo a ministra dos Assuntos Penitenciários da Venezuela, Iris Varela, por meio da rede social Twitter.

Na sequência do motim, o governo venezuelano ordenou a abertura de uma investigação para determinar as causas e responsáveis pelos confrontos de sexta-feira no Centro Penitenciário de Uribana, no Estado de Lara.

As autoridades fizeram uma busca intensa nas instalações à procura de armas e revistaram os detidos um a um, não tendo ocorrido qualquer caso de resistência, declarou a ministra no canal de televisão pública VTV.

Na sexta-feira, os detidos armados abriram fogo contra os agentes da autoridade, provocando um dos episódios mais sangrentos das últimas décadas em prisões do país. Os 2.500 presos da prisão de Uribana foram retirados, segundo as autoridades, e distribuídos por outras prisões da Venezuela.

Dos 120 feridos, 90 já saíram do hospital, 18 ficaram internados e 12 estão num hospital militar. Várias prisões na Venezuela têm sido palco de confrontos, nos últimos anos, e o governo criou um Ministério de Assuntos Penitenciários diante dos problemas.

No entanto, segundo organizações dos Direitos Humanos, mais de 500 presos foram mortos e 1.200 feridos nos confrontos nas prisões.