UNE vai ajudar governo a inscrever voluntários para a Copa das Confederações

25/01/2013 - 15h06

Mariana Tokarnia
Enviada Especial

Olinda (PE) – A União Nacional dos Estudantes (UNE) anunciou hoje (25) adesão à campanha de voluntariado para a Copa do Mundo de 2014. Na terça-feira (22), o governo federal lançou o Programa Brasil Voluntário, para selecionar interessados em trabalhar na Copa das Confederações, neste ano, e na Copa do Mundo de 2014. As inscrições ficam abertas até o dia 16 de fevereiro e podem ser feitas por meio da internet. Os estudantes apoiam a iniciativa e pretendem percorrer as universidades brasileiras para incentivar as inscrições.

Durante o 8ª Bienal de Arte e Cultura da UNE, o diretor de Esportes da entidade, Patrique Lima, disse ver os eventos esportivos como espaços para promover o país e a integração pelo esporte. “Queremos incentivar os estudantes a se voluntariarem. A Copa deixará para nós um grande legado, em todos os setores, não apenas Educação Física, Fisioterapia, todas as áreas estarão envolvidas. Vamos convocar o maior número de estudantes possível”, disse. o dirigente estudantil.

O assessor da Secretaria Executiva de Relações Institucionais da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo do Estado de Pernambuco, Marcos Nunes, disse que a participação dos estudantes é fundamental e afirmou que para além dos eventos, a intenção é que seja formada uma cultura do voluntariado no Brasil, “É uma cultura que queremos que permaneça para outras situações, em desastres naturais, abrigos e outras”.

As inscrições ficam abertas até o dia 16 de fevereiro. Na fase inicial de preparação e treinamento dos voluntários serão investidos R$ 30 milhões. Inicialmente, serão selecionadas sete mil pessoas para atuar nas seis cidades sede da Copa das Confederações. Mais 4,9 mil voluntários participarão das cerimônias de abertura e encerramento em Brasília e no Rio de Janeiro. Depois, serão selecionados mais 50 mil voluntários para trabalhar na Copa do Mundo em 2014.

Os voluntários selecionados para trabalhar na Copa das Confederações, em junho deste ano, e na Copa do Mundo de 2014, pelo Programa Brasil Voluntário, não receberão remuneração e terão direito apenas a uniforme, alimentação, passe para transporte e seguro de responsabilidade civil e acidentes pessoais. Aqueles que concluírem o treinamento receberão certificado emitido pela Universidade de Brasília (UnB).

Em Olinda, para incentivar as inscrições, a organização da bienal instalou um computador exclusivamente para isso no centro das atividades. A estudantes Camila Efraim, UniBahia, em Salvador, se interessou em participar. “Não vou perder tempo, tem número limitado de candidatos, quanto mais rápido fizer inscrição, melhor”, brinca. Ela participou como voluntária no Campeonato Mundial de Judô, em outubro do ano passado, em Salvador e recomenda: “Aprendi muito, fiz contatos tanto no Brasil quanto de fora do país. É muito bacana participar de outras culturas e aprender a administrar situações adversas”.

 

Edição Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.