Correios completam 350 anos ouvindo as histórias que os brasileiros têm para contar

25/01/2013 - 15h11

Da Agência Brasil

Brasília – A Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) comemora hoje (25) 350 anos e, para marcar a data, montou uma cabine virtual para registrar as histórias de pessoas que se entrelaçam com esses anos de atuação.

A cabine é aberta a funcionários e à população e as histórias recolhidas farão parte do acervo do Museu que Anda, ação que integra o projeto Museu da Pessoa e estará em Brasília até as 17h no Edifício Sede da empresa.

O Museu da Pessoa é uma rede internacional de histórias de vida. Há 20 anos o projeto passa pelo Brasil coletando depoimentos de pessoas que contribuíram para a história dos Correios.

Segundo a coordenadora do projeto, Rosana Miziara, o Museu da Pessoa foi convidado para contribuir e para contar a história dos 350 anos [dos Correios], "na voz de todos os brasileiros que fizeram essa história”. Rosana destacou que a empresa tem a história dos seus funcionários, além de estar presente na vida de todos os brasileiros.

Carlos Daniel de Souza de 44 anos, trabalha como analista de sistemas nos Correios há pouco mais de quatro anos. “Quando fui convocado, os Correios me mandaram um telegrama muito emocionante, eu não estava esperando. Por ser dos Correios, ficou mais emocionante ainda, porque era uma convocação para trabalhar na empresa.”

Nos primeiros dias de trabalho, Carlos Daniel disse que participou de curso de boas-vindas e que, no último dia viveu a a experiência de trabalhar como carteiro. Ele recebeu um uniforme e saiu acompanhado por um carteiro. “Em vez de o carteiro fazer a entrega das cartas e das encomendas, quem faz isso é o novo empregado”, lembrou o analista de sistema.

Segundo ele, a experiência o ajudou a conhecer melhor o trabalho da empresa da qual faz parte. “Foi uma experiência muito gratificante, pois pude ver a fisionomia das pessoas quando estão recebendo a encomenda. Eles agradecem, sorriem, e a gente percebe o quanto é importante a presença dos Correios na vida de todos os brasileiros."

Hoje também é o Dia do Carteiro e a ECT programou shows gratuitos em cinco capitais para comemorar a data. Entre os artistas, estão Péricles, Preta Gil, Nando Reis, Margareth Menezes, Sérgio Loroza e Gaby Amarantos, além dos grupos Paralamas do Sucesso, Plebe Rude e Os Tucumanus.

Edição: Tereza Barbosa
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil