Sirenes são acionadas em comunidades do Rio por causa de chuvas fortes

20/01/2013 - 13h20

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Por causa da tempestade que atingiu a capital fluminense no fim da noite de ontem (19), o Centro de Operações da prefeitura chegou a decretar estágio de alerta em algumas áreas da cidade - o terceiro nível em uma escala de quatro, que caracteriza-se pela possibilidade de chuva forte e de alagamentos e deslizamentos de terra. A cidade voltou para o estágio de vigilância, com probabilidade de chuva fraca, mas a previsão é de mais chuvas na parte da tarde e durante a noite.

Vários pontos da cidade voltaram a ficar alagados, sobretudo nas regiões norte e oeste. As sirenes das comunidades do Vidigal e da Chácara do Céu, no Leblon, zona sul do Rio, foram disparadas. Moradores, orientados por agentes comunitários e pela Defesa Civil, se dirigiram aos pontos de apoio distribuídos pelas duas regiões. O acionamento das sirenes ocorre quando há registro de 40 milímetros (mm) de chuva em uma hora, o que pode deixar a encosta encharcada e causar deslizamentos. No Vidigal choveu 55 mm em uma hora.

Segundo a Defesa Civil, as cidades serranas de Petrópolis e Teresópolis estão em estágio de atenção devido aos recentes deslizamentos de terra e à possibilidade de pancadas de chuva ainda hoje (20). Esse é o segundo nível de alerta da escala e caracteriza-se por chuva moderada, ocasionalmente forte.

Edição: Andréa Quintiere

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.