Chuva que atinge o país desde o início do mês deve continuar em vários estados

17/01/2013 - 13h23

Da Agência Brasil

Brasília - A chuva que começou no início deste mês atingiu quase todo o país. Nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, Minas Gerais, do Espírito Santo e Tocantins e no Distrito Federal, choveu mais do que o esperado para todo o mês. Segundo o Centro de Previsão do Tempo de Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe), a situação em todo o país é típica do verão e é neste período que ocorrem os maiores volumes de chuvas.

“Em boa parte do país tivemos alguns volumes mais significativos, como na Região Norte e em parte do Centro-Oeste e do Sudeste devido à influência da zona de convergência do Atlântico Sul”, informou o meteorologista Fábio Pinto da Rocha. No Ceará, Maranhão, em Mato Grosso do Sul e no norte do Amazonas, choveu abaixo da média.

Em Goiás, no Pará e no Tocantis, há previsão de chuva com volume mais significativo a partir desta semana. “A chuva deve se concentrar, a partir de hoje, um pouco mais forte no interior da Região Nordeste, praticamente em todo o estado da Bahia e ainda no norte e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Mas não está descartada a possibilidade de chuva eventualmente na forma de pancadas e [com] trovadas em alguns pontos da Região Sudeste,"

Fábio Rocha informou que em São Paulo os volumes de chuva foram considerados “pouco acima da média no norte, leste e litoral". Segundo ele, a previsão é que o tempo melhore nos próximos dias, com possibilidades de chuva localizada no norte e nordeste do estado, mas no final de semana ainda podem ocorrer pancadas especialmente na faixa leste.

No Distrito Federal, choveu mais do que o esperado para todo mês de janeiro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) choveu até hoje (17) 309,9 milímetros (mm) e o esperado para o mês seriam 247,8 mm. A previsão para os próximos dia é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas.

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.