Governo do México diz que localizar 25 mil desaparecidos é prioridade

14/01/2013 - 10h19

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo do presidente Enrique Peña Nieto, do México, anunciou que a busca por desaparecidos será uma de suas prioridades. Nos últimos seis anos, mais de 25 mil pessoas foram declaradas desaparecidas no país. O México sofre com a ação dos cartéis do tráfico de drogas, armas e pessoas que atuam principalmente nas regiões de fronteira com os Estados Unidos. Em decorrência das ações dos cartéis, a violência é tema constante das discussões no país.

O ministro do Interior do México, Miguel Ángel Osório, reuniu-se ontem (13) com representantes das  famílias dos desaparecidos. Na reunião,
ele se comprometeu a intensificar as buscas. Osório disse que o assunto é prioridade do governo, que tem demonstrado tal decisão, como a promulgação da  Lei Geral das Vítimas, que amplia a proteção dos que foram alvo de violações no país.

Osório acrescentou que é necessário montar um banco de dados detalhado sobre as vítimas e que o tema conta com o apoio de especialistas dos Estados Unidos. O ministro disse que será criada uma linha direta entre parentes dos desaparecidos e esses especialistas.
 

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil