Novo sistema de classificação hoteleira reúne 26 estabelecimentos

10/01/2013 - 13h37

Gabriel Palma
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Mais três hotéis passaram a fazer parte do Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Os empreendimentos recém-classificados estão em Brasília, Porto Alegre e Campo Mourão, no Paraná. Com as novas certificações, o país começa o ano de 2013 com 26 hotéis classificados por meio do sistema.

A inscrição de estabelecimentos pode ser feita pelo site do ministério. Com base nas condições de infraestrutura, equipamentos, práticas de sustentabilidade, entre outros pontos, é feita a classificação, que vai de uma a cinco estrelas.

“Estamos fazendo uma campanha para convencer o empresário da importância da estrela e incentivando os nossos técnicos a visitar cada vez mais estabelecimentos cinco estrelas, resorts, pousadas, para mostrar as vantagens do sistema de classificação”, disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira, que participou hoje (10) do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência, em parceria com a EBC Serviços.

O processo de classificação começou em 2011 e, atualmente, em 11 estados de todas as regiões há hotéis, resorts e pousadas que podem ser identificados pelas estrelas do SBClass. O Brasil conta hoje com nove empreendimentos com cinco estrelas, seis com quatro estrelas, nove com três estrelas e dois com duas estrelas.

“O sistema de classificação faz uma transição em um momento muito rico da vida do turismo brasileiro. Um momento de grandes eventos, Copa das Confederações, novos hotéis sendo construídos, novas redes estão chegando, contratos que foram assinados com a Fifa [Federação Internacional de Futebol], visando à Copa do Mundo. É um momento que por si só já traz consigo alguma necessidade de entendimento com o setor como estamos tendo”, disse o ministro.

Os últimos três hotéis classificados são Kubitschek Plaza Hotel, em Brasília (cinco estrelas); Santa Maria Hotel, em Campo Mourão, Paraná (duas estrelas); e Hotel Embaixador, em Porto Alegre (quatro estrelas).

Edição: Juliana Andrade