Prefeita de Angra pedirá aceleração das obras de contenção de encosta e de construção de casas populares

04/01/2013 - 13h23

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Angra dos Reis (RJ) - A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, pedirá ao ministro da Integração, Fernando Bezerra, a intensificação das obras de contenção de encosta que estão sendo feitas desde a tragédia de janeiro de 2010 - quando 52 pessoas morreram na cidade em consequência das chuvas – em alguns dos principais morros da cidade.

O pedido será feito durante a reunião de avaliação da situação dos estados mais afetados pela forte chuva que atinge diversos municípios do estado nos últimos dias e que acontece no Palácio Guanabara.
 
Participam do encontro, além do ministro Bezerra, o governador Sérgio Cabral, o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, e os prefeitos dos municípios mais afetados pela chuva.

Rabha vai solicitar ainda apoio do ministro ao Programa Habitacional que o governo federal vem desenvolvendo na cidade, como parte do Programa Minha Casa, Minha Vida, para beneficiar os moradores das áreas de risco da cidade.

A obras de contenção de encostas vêm sendo feitas pela Empresa Estadual de Obras Públicas (Emop) desde a tragédia de 2010, com recursos dos governos federal e estadual, mas, na avaliação da prefeita, “a passos lentos”.
       
Elas beneficiarão os moradores dos morros do Tatu, da Carioca, do Carmo e Glória, todos em torno do centro de Angra dos Reis, geralmente os mais afetados quando chove forte no município do litoral sul do estado.  

Edição: Talita Cavalcante