Preços do varejo paulistano têm alta de 0,56% em novembro, aponta Fecomercio

02/01/2013 - 19h33


Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Os preços do varejo na cidade de São Paulo tiveram alta de 0,56% em novembro na comparação com outubro, indicou levantamento da Federação do Comércio de São Paulo (Fecomercio-SP). O aumento faz com que os preços do varejo acumulem aumento de 3,35% de janeiro a novembro. Em 12 meses registrou alta de 4,09%.

Os produtos do grupo supermercados aumentaram 0,7% em novembro em relação a outubro. As maiores altas ocorreram nos derivados de carne bovina (6,2%), cafés e chás (3,3%), aves (3,1%), carne suína (2,9%) e frutas (2,7%). Segundo a Fecomercio, o preço dos produtos derivados de animais está passando por reajustes após um período de quedas causado pela oferta excedente. De janeiro a novembro, o aumento acumulado no ramo de supermercados registrou 8,2%.

Na padarias os preços subiram 1% em novembro. O aumento foi motivado pela alta nos frios e laticínios (3,2%), panificados (1,5%) e bebidas (0,85%). Em 2012 os preços desse grupo acumulam alta de 12,9%. De acordo com a Fecomercio, a elevação nos preços dos laticínios está relacionado à queda da produção. Problema semelhante atinge a produção de trigo que teve a oferta reduzida a mundialmente devido a problemas climáticos.

Nos setor de vestuário e calçados houve alta de 2,1% em novembro em relação a outubro e no de móveis e decoração o aumento foi 1,1%.

 

Edição: Aécio Amado