Praias do Rio devem estar limpas até as 10h do dia 1º, após as festas de réveillon

28/12/2012 - 19h43

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A limpeza de todas as praias da capital fluminense deve estar concluída às 10 horas da manhã do dia 1º para que a população possa aproveitar o banho de mar. A Operação Réveillon da Comlurb, a companhia de limpeza urbana do município do Rio, vai começar às 6 horas da manhã e empregará 3.800 homens, 300 viaturas e 85 equipamentos.

Toda a orla carioca, incluindo as praias da Ilha do Governador, Sepetiba, Guaratiba e até o Piscinão de Ramos, onde também haverá queima de fogos, recebem equipes de limpeza de praia.

Somente na Praia de Copacabana, vão trabalhar 1.300 homens. No local, a festa de réveillon, com show de artistas e queima de fogos, deve receber mais de 2 milhões de pessoas, de acordo com estimativa da prefeitura do Rio.

De acordo com o diretor de Serviços Sul da Comlurb, Luiz Guillherme Gomes, haverá o apoio de 100 viaturas e 23 equipamentos, entre eles, varredeiras, caminhões, tratores e minitratores, para fazer a limpeza de toda a orla de Copacabana, do Leme ao Posto 6. A companhia vai colocar na areia mil contêineres plásticos com capacidade de 240 litros para facilitar o trabalho de recolhimento do lixo.

"A expectativa nossa é que o público leve os detritos, latas, vidros e copos para os contêineres, o que facilita o trabalho de limpeza da orla e diminui o risco de acidentes do público com cacos de vidro".

Guilherme Gomes disse ainda que, quando as pessoas colocam o lixo em locais adequados, a qualidade da areia fica muito melhor e os banhistas podem aproveitar melhor a praia. Ele espera que, neste réveillon, a quantidade de detritos removidos das praias da cidade após a festa seja bem menor do que no ano passado, quando a Comlurb recolheu 645 toneladas de lixo, sendo que 370 toneladas somente em Copacabana.

"Isso pode ocorrer, porque a prefeitura vai agir muito forte este ano contra o comércio ambulante. Com menos latas de cerveja, refrigerante e garrafas plásticas de água mineral vendidas pelos ambulantes, a quantidade de lixo recolhida deve ser bem inferior ao ano passado", avaliou.

A Avenida Atlântica, em Copacabana, e as ruas transversais serão lavadas e desodorizadas após os festejos da passagem de ano.

Edição: Davi Oliveira