Operação de emergência retira lixo de Duque de Caxias

28/12/2012 - 11h49

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro- Depois de três meses de coleta irregular, caminhões de lixo voltam a circular no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. De hoje (28) a segunda-feira (31), uma operação coordenada pelo prefeito eleito, Alexandre Cardoso, envolvendo três secretarias do governo estadual, recolhe o lixo acumulado e dedetiza a cidade contra ratos e insetos.

Organizado em forma de mutirão, o trabalho conta com a participação de 160 voluntários, 150 varredores e o apoio da iniciativa privada, que cedeu 80 caminhões para retirar o lixo. Agentes da Defesa Civil municipal e estadual prestam apoio logístico com 16 carros.

A Secretaria de Defesa Civil faz ainda a limpeza de ruas e calçadas  com dois caminhões capazes de armazenar 30 mil litros de água, enquanto agentes e militares conscientizam a população para não colocar fogo no lixo acumulado. No Natal, dois carros acabaram incendiados em frente a uma oficina depois que população ateou fogo em um monte de lixo.

Com cerca de 30 agentes, a Secretaria de Saúde monitora a situação do lixo hospitalar e do acúmulo de dejetos no entorno das unidades de saúde. Com base nas informações, caminhões são deslocados até as unidades para retirar o material. O órgão também faz dedetização contra insetos e ratos para diminuir o desconforto da população, que sofre com a invasão de bichos.

Por meio da Secretaria do Ambiente (SEA), foi firmado um acordo para que o município vizinho de Belford Roxo receba o  lixo de Caxias. Órgãos ambientais autorizaram ontem (27) a construção de uma estrada de 13 quilômetros para que os caminhões com os dejetos não passem próximo a hospitais, escolas e bairros residenciais, como temiam moradores de Belford Roxo.

Edição: Graça Adjuto//Matéria alterada para correção de informações no 2º e 3º parágrafos.